Boletim MarkEsalq is a periodic publication of the research and extension group in Marketing and ManagemenMarkEsalq, created in 2011 at ESALQ/USP,  whose mission is to generate and disseminate knowledge about marketing and management to its members and society as a whole. Currently, the Boletim MarkEsalq is coordinated by academic Jeniffer de Souza França (2024), supervised by the founder and coordinator of the group, Prof. Eduardo Eugênio Spers, has Mariana Vizoto as its responsible journalist and has Moretti Design as a partner.

Edições:

2024

Boletim MarkEsalq Ano 12 Nº96/ Agosto 2024 – Greenwashing e sua Presença no Agro: Discussões e Implicações
Boletim MarkEsalq Ano 12 Nº95/ Julho 2024 – Identidade Corporativa: o que é?
Boletim MarkEsalq Ano 12 Nº94/ Junho 2024 – Fórum Estadual de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas
Boletim MarkEsalq Ano 12 Nº93/ Maio 2024 – Bioressonância
Boletim MarkEsalq Ano 12 Nº92/ Abril 2024 – Indicações geográficas como ferramentas de marketing
Boletim MarkEsalq Ano 12 Nº91/ Março 2024 – Marketing de Influência no Agronegócio
Boletim MarkEsalq Ano 12 Nº90/ Fevereiro 2024 – Design e ciência. Para onde estamos indo?
Boletim MarkEsalq Ano 12 Nº89/ Janeiro 2024 – O Poder do Rebranding: o Caso Turma da Mônica

2023

Boletim MarkEsalq Ano 11 Nº88/ Dezembro 2023 – Como posicionar marcas
Boletim MarkEsalq Ano 11 Nº87/ Novembro 2023 – O Marketing no TikTok – Criatividade e Tendências em Ascensão
Boletim MarkEsalq Ano 11 Nº86/ Outubro 2023 – Gestão de Marca, Muito Além do Marketing
Boletim MarkEsalq Ano 11 Nº85/ Setembro 2023 – A Importância do Marketing na Indústria de Sorvetes
Boletim MarkEsalq Ano 11 Nº84/ Agosto 2023 – A água Engarrafada e seu Marketing
Boletim MarkEsalq Ano 11 Nº83/ Julho 2023 – Influência da Embalagem em Produtos Alimentícios Naturais e Orgânicos – Parte 2
Boletim MarkEsalq Ano 11 Nº82/ Junho 2023 – Influência da Embalagem em Produtos Alimentícios Naturais e Orgânicos – Parte 1
Boletim MarkEsalq Ano 11 Nº81/ Maio 2023 – Ensino e Design
Boletim MarkEsalq Ano 11 Nº80/ Abril 2023 – Evolução do Marketing
Boletim MarkEsalq Ano 11 Nº79/ Março 2023 – Marcas de Identidade Geográfica
Boletim MarkEsalq Ano 11 Nº78/ Fevereiro 2023 – O Poder do Copywriting
Boletim MarkEsalq Ano 11 Nº77/ Janeiro 2023 – Cores para ambientes empresariais

 

2022
Boletim MarkEsalq Ano 10 Nº76/ Dezembro 2022 – Maçã
Boletim MarkEsalq Ano 10 Nº75/ Novembro 2022 – Meta Marketing
Boletim MarkEsalq Ano 10 Nº74/ Outubro 2022 – O Mercado de Jogos Eletrônicos e o Marketing
Boletim MarkEsalq Ano 10 Nº73/ Setembro 2022 – Marketing Social no Meio Organizacional
Boletim MarkEsalq Ano 10 Nº72/ Agosto 2022 – Food Design
Boletim MarkEsalq Ano 10 Nº71/ Julho 2022 – O Marketing das Plataformas de Streaming nas Redes Sociais durante a Pandemia da Covid-19
Boletim MarkEsalq Ano 10 Nº70/ Junho 2022 –  O Marketing na Educação
Boletim MarkEsalq Ano 10 Nº69/ Maio 2022 – Treinamento de Mindset Progressivo para Inovação
Boletim MarkEsalq Ano 10 N°68/Abril 2022 – O Impacto dos Digital Influencers sobre a Gestão de Marketing
Boletim MarkEsalq Ano 10 N°67/Março 2022 – A nova ordem dos direitos de transmissão no Brasil: Um momento único no Marketing Futebolístico
Boletim MarkEsalq Ano 10 N°66/Fevereiro 2022 – Bebidas alcoólicas
Boletim MarkEsalq Ano 10 Nº 65/Janeiro 2022 – A transformação digital do setor de beleza no Brasil

2021

Boletim MarkEsalq Ano 9 Nº 64/Dezembro 2021 – Prisma de Kapferer
Boletim MarkEsalq Ano 9 N°63/Novembro 2021 – Ecodesign na Prática
Boletim MarkEsalq Ano 9 N°62/Outubro 2021 – Marketing Interno – Parte II
Boletim MarkEsalq Ano 9 N°61/Setembro 2021 – Marketing Interno – Parte I
Boletim MarkEsalq Ano 9 N°60/Agosto 2021 – Marketing e Sustentabilidade
Boletim MarkEsalq Ano 9 N°59/Julho 2021 – Marcas para supermercados
Boletim MarkEsalq Ano 9 N°58/Junho 2021 – A Publicidade do Futuro: Conheça o Game Marketing!
Boletim MarkEsalq Ano 9 N°57/Maio 2021 – Mercado de alimentos: inovação em prol do consumidor
Boletim MarkEsalq Ano 9 N°56/Abril 2021 – COVID-19: o que mudou nas campanhas publicitárias?
Boletim MarkEsalq Ano 9 N°55/Março 2021 – Colapso no setor de flores
Boletim MarkEsalq Ano 9 N°54/Fevereiro 2021 – E-commerce: tendência que vem crescendo cada vez mais
Boletim MarkEsalq Ano 9 N°53/Janeiro 2021 – O marketplace chegou no agronegócio

2020

Boletim MarkEsalq Ano 8 N° 51/Novembro 2020 – Estratégias de Marketing Aplicado em Venda de Semijoias
Boletim MarkEsalq Ano 8 N° 50/Outubro 2020 – Embalagens para seus neurônios
Boletim MarkEsalq Ano 8 N° 49/Setembro 2020 – Design para o homem espiritual
Boletim MarkEsalq Ano 8 N° 48/Agosto 2020 – Branding de Marcas
Boletim MarkEsalq Ano 8 Nº 47/Julho 2020 – Parte 4 – Análise competitiva: o micro ambiente
Boletim MarkEsalq Ano 8 N° 46/Junho 2020 – Parte 3 – Análise competitiva: ambiente do consumidor
Boletim MarkEsalq Ano 8 N°45/Maio 2020 – Parte 2 – Intensidade Competitiva: Ambiente Competitivo
Boletim MarkEsalq Ano 8 N°44/Abril 2020 – Parte 1 – Análise Competitiva: Caracterização do Macro ambiente
Boletim MarkEsalq Ano 8 Nº43/Março 2020 – Movimento Mundial de Consumo Consciente
Boletim MarkEsalq Ano 8 Nº42/Fevereiro 2020 – Design Sustentável
Boletim MarkEsalq Ano 8 Nº41/Janeiro 2020 – Hubs e Identidade Visual

2019

Boletim MarkEsalq Ano 7 Nº40/Dezembro 2019 – Sistemas de Informação Gerenciais no Agronegócio
Boletim MarkEsalq Ano 7 Nº39/Novembro 2019 – Produção Alternativa para Seda
Boletim MarkEsalq Ano 7 Nº38/Outubro 2019 – Design de Serviços
Boletim MarkEsalq Ano 7 Nº37/Setembro 2019 – Design Sustentável de Embalagem
Boletim MarkEsalq Ano 7 Nº36/Agosto 2019 – Marketing Interno
Boletim MarkEsalq Ano 7 Nº35/Julho 2019 – Design e Chocolate
Boletim MarkEsalq Ano 7 Nº34/Junho 2019 – Marketing de Causa
Boletim MarkEsalq Ano 7 Nº33/Maio 2019 – Design de Máquinas Agrícolas
Boletim MarkEsalq Ano 7 Nº32/Abril 2019 – O Perfil e Segmentação dos Pais perante a Publicidade Infantil
Boletim MarkEsalq Ano 7 Nº31/Março 2019 – Máquinas Agrícolas
Boletim MarkEsalq Ano 7 Nº30/Fevereiro 2019 – Femvertising

2018

Boletim Markesalq Ano 6 Nº29/Agosto 2018 – O Bem-estar Animal
Boletim MarkEsalq em Rede Ano 6 Nº 28/Junho 2018 – O Mercado e o Marketing de Orgânicos
Boletim MarkEsalq em Rede Ano 6 Nº 27/Abril 2018 – A Comunicação sobre a Carne Fraca e o impacto no Marketing da Carne Bovina
Boletim MarkEsalq em Rede Ano 6 Nº 26/Fevereiro 2018 – O Orçamento Familiar e o Mercado Consumidor

2017

Boletim MarkEsalq em Rede Ano 6 Nº 25/Dezembro 2017 – O Comportamento do Consumidor Francês na Compra de Alimentos e Bebida
Boletim MarkEsalq em Rede Ano 5 Nº 24/Outubro 2017 – A Sustentabilidade e a Internacionalização do Agronegócio Brasileiro
Boletim MarkEsalq em Rede Ano 5 Nº 23/Agosto 2017 – Estratégias do LinkedIn
Boletim MarkEsalq em Rede Ano 5 Nº 22B/Junho 2017 – Propaganda no Agronegócio
Boletim MarkEsalq em Rede Ano 5 Nº 22A/Abril 2017 – Marketing Digital
Boletim MarkEsalq em Rede Ano 5 nº21/Fevereiro 2017 – Rede AgroServices: O Negócio em Cena

2016

Boletim MarkEsalq em Rede Ano 4 Nº20/Dezembro 2016 – Diplomatas da Agricultura
Boletim MarkEsalq em Rede Ano 4 N°19/Outubro 2016 – Uva
Boletim MarkEsalq em Rede Ano 4 N°18/Agosto 2016 – Experiência Gastronômica
Boletim MarkEsalq em Rede Ano 4 N°17/Junho 2016 – GiftGiving
Boletim MarkEsalq em Rede Ano 4 Nº16/Abril 2016 – Manga
Boletim MarkEsalq Ano 4 Nº15/Fevereiro 2016 – Nutricosméticos

2015

Boletim MarkEsalq ano 3 Nº14/Dezembro 2015 – Análise Sensorial e Sinestesia Aplicada
Boletim MarkEsalq Ano 3 Nº13/Outubro 2015 – Licor
Boletim MarkEsalq Ano 3 Nº12/Agosto 2015 – Batata
Boletim MarkEsalq Ano 3 Nº11/Junho 2015 – Alface
Boletim MarkEsalq Ano 3 Nº10/Abril 2015 – Empreendedorismo
Boletim MarkEsalq Ano 3 Nº9/Fevereiro 2015 – Parques Temáticos

2014

Boletim MarkEsalq Ano 2 Nº8/Novembro 2014 – Milho
Boletim MarkEsalq Ano 2 Nº7/Setembro 2014 – Soja
Boletim MarkEsalq Ano 2 Nº6/Julho 2014 – Mídias Sociais e Marketing Digital
Boletim MarkEsalq Ano 2 Nº5/Abril 2014 – Carne II

2013

Boletim MarkEsalq Ano 1 Nº4/Novembro 2013 – Carne I
Boletim MarkEsalq Ano 1 Nº3/Setembro 2013 – Açúcar
Boletim MarkEsalq Ano 1 Nº2/Julho 2013 – Café
Boletim MarkEsalq Ano 1 Nº 1/Maio 2013 – Laranja