Boletim MarkEsalq é uma publicação periódica do grupo de pesquisa e extensão em Marketing e Gestão, o MarkEsalq, que foi criado em 2011 na ESALQ/USP, e que tem como missão gerar e disseminar conhecimento sobre marketing e gestão a seus membros e a sociedade como um todo. Atualmente, o Boletim MarkEsalq, é coordenado pela acadêmico Gustavo Ferraz Rodrigues (2022), supervisionado pelo fundador e  coordenador do grupo, o Prof. Eduardo Eugênio Spers, tem como jornalista responsável Mariana Vizoto e tem como parceira a empresa Moretti Design.

Edições:

2024

Boletim MarkEsalq Ano 12 Nº92/ Abril 2024 – Indicações geográficas como ferramentas de marketing
Boletim MarkEsalq Ano 12 Nº91/ Março 2024 – Marketing de Influência no Agronegócio
Boletim MarkEsalq Ano 12 Nº90/ Fevereiro 2024 – Design e ciência. Para onde estamos indo?
Boletim MarkEsalq Ano 12 Nº89/ Janeiro 2024 – O Poder do Rebranding: o Caso Turma da Mônica

2023

Boletim MarkEsalq Ano 11 Nº88/ Dezembro 2023 – Como posicionar marcas
Boletim MarkEsalq Ano 11 Nº87/ Novembro 2023 – O Marketing no TikTok – Criatividade e Tendências em Ascensão
Boletim MarkEsalq Ano 11 Nº86/ Outubro 2023 – Gestão de Marca, Muito Além do Marketing
Boletim MarkEsalq Ano 11 Nº85/ Setembro 2023 – A Importância do Marketing na Indústria de Sorvetes
Boletim MarkEsalq Ano 11 Nº84/ Agosto 2023 – A água Engarrafada e seu Marketing
Boletim MarkEsalq Ano 11 Nº83/ Julho 2023 – Influência da Embalagem em Produtos Alimentícios Naturais e Orgânicos – Parte 2
Boletim MarkEsalq Ano 11 Nº82/ Junho 2023 – Influência da Embalagem em Produtos Alimentícios Naturais e Orgânicos – Parte 1
Boletim MarkEsalq Ano 11 Nº81/ Maio 2023 – Ensino e Design
Boletim MarkEsalq Ano 11 Nº80/ Abril 2023 – Evolução do Marketing
Boletim MarkEsalq Ano 11 Nº79/ Março 2023 – Marcas de Identidade Geográfica
Boletim MarkEsalq Ano 11 Nº78/ Fevereiro 2023 – O Poder do Copywriting
Boletim MarkEsalq Ano 11 Nº77/ Janeiro 2023 – Cores para ambientes empresariais

2022
Boletim MarkEsalq Ano 10 Nº76/ Dezembro 2022 – Maçã
Boletim MarkEsalq Ano 10 Nº75/ Novembro 2022 – Meta Marketing
Boletim MarkEsalq Ano 10 Nº74/ Outubro 2022 – O Mercado de Jogos Eletrônicos e o Marketing
Boletim MarkEsalq Ano 10 Nº73/ Setembro 2022 – Marketing Social no Meio Organizacional
Boletim MarkEsalq Ano 10 Nº72/ Agosto 2022 – Food Design
Boletim MarkEsalq Ano 10 Nº71/ Julho 2022 – O Marketing das Plataformas de Streaming nas Redes Sociais durante a Pandemia da Covid-19
Boletim MarkEsalq Ano 10 Nº70/ Junho 2022 –  O Marketing na Educação
Boletim MarkEsalq Ano 10 Nº69/ Maio 2022 – Treinamento de Mindset Progressivo para Inovação
Boletim MarkEsalq Ano 10 N°68/Abril 2022 – O Impacto dos Digital Influencers sobre a Gestão de Marketing
Boletim MarkEsalq Ano 10 N°67/Março 2022 – A nova ordem dos direitos de transmissão no Brasil: Um momento único no Marketing Futebolístico
Boletim MarkEsalq Ano 10 N°66/Fevereiro 2022 – Bebidas alcoólicas
Boletim MarkEsalq Ano 10 Nº 65/Janeiro 2022 – A transformação digital do setor de beleza no Brasil

2021

Boletim MarkEsalq Ano 9 Nº 64/Dezembro 2021 – Prisma de Kapferer
Boletim MarkEsalq Ano 9 N°63/Novembro 2021 – Ecodesign na Prática
Boletim MarkEsalq Ano 9 N°62/Outubro 2021 – Marketing Interno – Parte II
Boletim MarkEsalq Ano 9 N°61/Setembro 2021 – Marketing Interno – Parte I
Boletim MarkEsalq Ano 9 N°60/Agosto 2021 – Marketing e Sustentabilidade
Boletim MarkEsalq Ano 9 N°59/Julho 2021 – Marcas para supermercados
Boletim MarkEsalq Ano 9 N°58/Junho 2021 – A Publicidade do Futuro: Conheça o Game Marketing!
Boletim MarkEsalq Ano 9 N°57/Maio 2021 – Mercado de alimentos: inovação em prol do consumidor
Boletim MarkEsalq Ano 9 N°56/Abril 2021 – COVID-19: o que mudou nas campanhas publicitárias?
Boletim MarkEsalq Ano 9 N°55/Março 2021 – Colapso no setor de flores
Boletim MarkEsalq Ano 9 N°54/Fevereiro 2021 – E-commerce: tendência que vem crescendo cada vez mais
Boletim MarkEsalq Ano 9 N°53/Janeiro 2021 – O marketplace chegou no agronegócio

2020

Boletim MarkEsalq Ano 8 N° 51/Novembro 2020 – Estratégias de Marketing Aplicado em Venda de Semijoias
Boletim MarkEsalq Ano 8 N° 50/Outubro 2020 – Embalagens para seus neurônios
Boletim MarkEsalq Ano 8 N° 49/Setembro 2020 – Design para o homem espiritual
Boletim MarkEsalq Ano 8 N° 48/Agosto 2020 – Branding de Marcas
Boletim MarkEsalq Ano 8 Nº 47/Julho 2020 – Parte 4 – Análise competitiva: o micro ambiente
Boletim MarkEsalq Ano 8 N° 46/Junho 2020 – Parte 3 – Análise competitiva: ambiente do consumidor
Boletim MarkEsalq Ano 8 N°45/Maio 2020 – Parte 2 – Intensidade Competitiva: Ambiente Competitivo
Boletim MarkEsalq Ano 8 N°44/Abril 2020 – Parte 1 – Análise Competitiva: Caracterização do Macro ambiente
Boletim MarkEsalq Ano 8 Nº43/Março 2020 – Movimento Mundial de Consumo Consciente
Boletim MarkEsalq Ano 8 Nº42/Fevereiro 2020 – Design Sustentável
Boletim MarkEsalq Ano 8 Nº41/Janeiro 2020 – Hubs e Identidade Visual

2019

Boletim MarkEsalq Ano 7 Nº40/Dezembro 2019 – Sistemas de Informação Gerenciais no Agronegócio
Boletim MarkEsalq Ano 7 Nº39/Novembro 2019 – Produção Alternativa para Seda
Boletim MarkEsalq Ano 7 Nº38/Outubro 2019 – Design de Serviços
Boletim MarkEsalq Ano 7 Nº37/Setembro 2019 – Design Sustentável de Embalagem
Boletim MarkEsalq Ano 7 Nº36/Agosto 2019 – Marketing Interno
Boletim MarkEsalq Ano 7 Nº35/Julho 2019 – Design e Chocolate
Boletim MarkEsalq Ano 7 Nº34/Junho 2019 – Marketing de Causa
Boletim MarkEsalq Ano 7 Nº33/Maio 2019 – Design de Máquinas Agrícolas
Boletim MarkEsalq Ano 7 Nº32/Abril 2019 – O Perfil e Segmentação dos Pais perante a Publicidade Infantil
Boletim MarkEsalq Ano 7 Nº31/Março 2019 – Máquinas Agrícolas
Boletim MarkEsalq Ano 7 Nº30/Fevereiro 2019 – Femvertising

2018

Boletim Markesalq Ano 6 Nº29/Agosto 2018 – O Bem-estar Animal
Boletim MarkEsalq em Rede Ano 6 Nº 28/Junho 2018 – O Mercado e o Marketing de Orgânicos
Boletim MarkEsalq em Rede Ano 6 Nº 27/Abril 2018 – A Comunicação sobre a Carne Fraca e o impacto no Marketing da Carne Bovina
Boletim MarkEsalq em Rede Ano 6 Nº 26/Fevereiro 2018 – O Orçamento Familiar e o Mercado Consumidor

2017

Boletim MarkEsalq em Rede Ano 6 Nº 25/Dezembro 2017 – O Comportamento do Consumidor Francês na Compra de Alimentos e Bebida
Boletim MarkEsalq em Rede Ano 5 Nº 24/Outubro 2017 – A Sustentabilidade e a Internacionalização do Agronegócio Brasileiro
Boletim MarkEsalq em Rede Ano 5 Nº 23/Agosto 2017 – Estratégias do LinkedIn
Boletim MarkEsalq em Rede Ano 5 Nº 22B/Junho 2017 – Propaganda no Agronegócio
Boletim MarkEsalq em Rede Ano 5 Nº 22A/Abril 2017 – Marketing Digital
Boletim MarkEsalq em Rede Ano 5 nº21/Fevereiro 2017 – Rede AgroServices: O Negócio em Cena

2016

Boletim MarkEsalq em Rede Ano 4 Nº20/Dezembro 2016 – Diplomatas da Agricultura
Boletim MarkEsalq em Rede Ano 4 N°19/Outubro 2016 – Uva
Boletim MarkEsalq em Rede Ano 4 N°18/Agosto 2016 – Experiência Gastronômica
Boletim MarkEsalq em Rede Ano 4 N°17/Junho 2016 – GiftGiving
Boletim MarkEsalq em Rede Ano 4 Nº16/Abril 2016 – Manga
Boletim MarkEsalq Ano 4 Nº15/Fevereiro 2016 – Nutricosméticos

2015

Boletim MarkEsalq ano 3 Nº14/Dezembro 2015 – Análise Sensorial e Sinestesia Aplicada
Boletim MarkEsalq Ano 3 Nº13/Outubro 2015 – Licor
Boletim MarkEsalq Ano 3 Nº12/Agosto 2015 – Batata
Boletim MarkEsalq Ano 3 Nº11/Junho 2015 – Alface
Boletim MarkEsalq Ano 3 Nº10/Abril 2015 – Empreendedorismo
Boletim MarkEsalq Ano 3 Nº9/Fevereiro 2015 – Parques Temáticos

2014

Boletim MarkEsalq Ano 2 Nº8/Novembro 2014 – Milho
Boletim MarkEsalq Ano 2 Nº7/Setembro 2014 – Soja
Boletim MarkEsalq Ano 2 Nº6/Julho 2014 – Mídias Sociais e Marketing Digital
Boletim MarkEsalq Ano 2 Nº5/Abril 2014 – Carne II

2013

Boletim MarkEsalq Ano 1 Nº4/Novembro 2013 – Carne I
Boletim MarkEsalq Ano 1 Nº3/Setembro 2013 – Açúcar
Boletim MarkEsalq Ano 1 Nº2/Julho 2013 – Café
Boletim MarkEsalq Ano 1 Nº 1/Maio 2013 – Laranja